Comissão

CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

É uma comissão constituída por representantes indicados pelo Hospital (empregador) e membros eleitos pelos colaboradores da instituição, que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

COMISSÃO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE

É a comissão que atua na instituição a partir do plano de gerenciamento de resíduo nos serviços de saúde (PGRSS), promovendo a educação continuada, de modo que os procedimentos de descarte dos resíduos nas dependências do Hospital sejam realizados de forma adequada, seguros e estejam em conformidade com a legislação vigente, com fim de preservação da saúde pública e meio ambiente.

COMISSÃO DE HEMOTRANSFUSÃO

 É uma comissão multidisciplinar que tem como finalidade monitorar a segurança, confiança e adequação da oferta de sangue e componentes, bem como as possíveis alternativas às transfusões, minimizando os riscos associados às transfusões.

COMISSÃO RADIOPROTEÇÃO

 A comissão tem o objetivo de orientar os diversos setores da instituição que manuseiam equipamentos radioativos a realizarem essas atividades em conformidade com as normas da radioproteção e segurança existentes, de modo a preservar a saúde dos trabalhadores envolvidos, pacientes e público em geral, bem como proteção do meio ambiente.

COMISSÃO PERFURO CORTANTE (NR 32)

 A comissão tem como objetivo reduzir os riscos de acidentes com materiais perfuro cortantes, com probabilidade de exposição a agentes biológicos, por meio da elaboração, implementação e atualização de plano de prevenção de riscos de acidentes com materiais perfuro cortantes.

COMISSÃO DE ÉTICA DE ENFERMAGEM

É uma comissão representativa do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais junto à instituição, com funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional ético.

COMISSÃO DE ÉTICA MÉDICA

É uma comissão responsável por levar ao conhecimento do Conselho Regional de Medicina qualquer denúncia ou suspeita de ilícito ético, após sindicância para apuração dos fatos e têm papel importante na prevenção do erro médico, pois têm a liberdade de promover cursos, palestras e simpósios em educação continuada.

COMISSÃO PADRONIZAÇÃO

 Esta comissão tem a função de gerenciar a padronização dos medicamentos e materiais médicos-hospitalares do Hospital Med Center pautada em evidência científica, promovendo assim o uso adequado destes medicamentos e materiais. Além disso, avaliam juntamente com os integrantes da comissão os possíveis desvios de qualidade e assegura que os materiais e medicamentos a serem adquiridos cumpram a Legislação Sanitária e estejam dentro dos padrões de qualidade estabelecidos, coordena a pré-qualificação dos fornecedores para que os mesmo possam participar do processo de compra.

CCIH – COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

A Comissão tem a finalidade de desenvolver, acompanhar e garantir o cumprimento das ações do Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH). O PCIH é um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.

CIHDOTT – COMISSÃO INTRA-HOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE

Esta Comissão visa identificar os potenciais doadores (óbito com morte encefálica confirmada), realizar entrevista familiar dando a opção de doar, em caso de doação consentida a Central de Notificação é informada para realizar os testes obrigatórios, após envia para o Hospitla Med Center equipe de captação para a retirada dos órgãos. Após a captação, os órgãos serão transplantados de acordo com a fila única estadual de transplantes. Além disso, cabe a CIHDOTT promover programa de educação em saúde de todos os profissionais do estabelecimento e da comunidade para compreensão do processo de doação de órgãos e tecidos.

COMISSÃO DE ÓBITO

A Comissão com a finalidade primordial na Segurança do paciente. Avalia a qualidade da assistência a partir da análise dos óbitos, podendo detectar fragilidades na condução diagnóstica e terapêutica e a ocorrência de eventos adversos. Possibilita a definição de serviços e processos prioritários, onde ações de melhoria podem ter impacto na qualidade assistencial.

COMISSÃO PRONTUÁRIO

A comissão é um órgão coligado ao Hospital, de natureza consultiva, deliberativa, normativa, educativa e independente, que tem por objetivo analisar e acompanhar os prontuários médicos. Está apta a revisar o prontuário do paciente, identificar as não conformidades e regularizá-las, comunicar os responsáveis pelos registros, para garantir a qualidade das informações do paciente durante o internamento.

COMISSÃO GESTÃO DE RISCO

Esta comissão, identifica, classifica e gerencia os riscos existentes no ambiente intra-hospitalar, com vistas à prevenção de eventos adversos e outras situações indesejáveis. O evento adverso pode resultar de ação ou omissão técnica, administrativa ou assistencial, gerando transtorno físico ou emocional inesperado ao paciente.

BRIGADISTAS

É um grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono de área, combate a princípio de incêndio e incêndio, e prestar os primeiros socorros, dentro de uma área pré-estabelecida. É constituído por funcionários de todos os departamentos e de todos os turnos de trabalho.