Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Hospital MedCenter

Tomografia Computadorizada X Ressonância Magnética

A tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) são duas técnicas de imagem médica distintas, cada uma com suas próprias características, princípios e indicações. Confira a seguir as principais diferenças entre a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

Tomografia Computadorizada (TC): A TC usa raios X para criar imagens transversais (em cortes) do corpo. O aparelho de TC gira em torno do paciente, emitindo raios X de diferentes ângulos. Um computador combina esses dados para gerar imagens em camadas transversais.

Ressonância Magnética (RM): A RM utiliza um campo magnético forte e ondas de rádio para criar imagens detalhadas das estruturas internas do corpo. Ela se baseia nas propriedades dos átomos de hidrogênio nos tecidos.

-

TC: Utiliza radiação ionizante (raios X), o que pode representar um risco em exposições frequentes.

RM: Não utiliza radiação ionizante, tornando-a mais segura para repetições.

-

TC: Oferece imagens de alta resolução, particularmente adequadas para visualizar estruturas ósseas.

RM: Proporciona excelentes imagens de tecidos moles, como músculos, tendões, órgãos internos e vasos sanguíneos.

-

TC: Fornece bom contraste entre tecidos moles e ósseos, mas pode ser limitado em alguns casos.

RM: Oferece excelente contraste entre diferentes tipos de tecidos, facilitando a detecção de detalhes sutis.

-

TC: É frequentemente usada para avaliar estruturas ósseas, como fraturas, tumores, calcificações, bem como para imagens do tórax e do abdômen.

RM: É amplamente usada para avaliar tecidos moles, como cérebro, músculos, ligamentos, órgãos internos, bem como para exames neurológicos, musculoesqueléticos, vasculares e cardíacos.

Lembrando que a escolha entre TC e RM dependerá da condição médica do paciente, das informações específicas necessárias e das preferências do médico.

logoWpp
CLIQUE E FAÇA SEU AGENDAMENTO
logoWpp
CLIQUE E FAÇA SEU AGENDAMENTO