Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Hospital MedCenter

Rastreamento do Câncer de Mama

Qual o objetivo do Rastreamento do Câncer de Mama?

 

Como o câncer de mama é uma doença muito frequente entre as mulheres, o objetivo do rastreamento é a detecção de lesões o mais precoce possível, pois quanto menor e mais rápido for feito o diagnóstico e o tratamento, maiores são as chances de cura.

 

Quando deve ser feito?

 

Existe uma discussão literária entre o serviço publico e o privado em relação a idade ideal para a realização da mamografia. O setor público defende que deve ser feito a partir dos 50 anos, com periodicidade a cada dois anos, até os 70 anos.

Porém, recomendamos que esse exame seja realizado, anualmente, por todas as mulheres, a partir dos 40 anos.

 

Mitos e verdades sobre a mamografia

 

  • Mulheres com próteses de silicone não podem fazer a mamoplastia.

 

Mito. As mulheres usuárias de próteses de silicone podem fazer tranquilamente a mamografia, sem medo de estourar. O que acontece é que existe certa dificuldade de ver todo o tecido mamário nessas pacientes, mas ainda sim, deve ser feito.

 

  • Pacientes muito jovens não devem fazer Mamoplastia.

 

Verdade. Não é recomendado a mamoplastia para pacientes muito jovens porque a percepção e a capacidade da mamografia de detecção das lesões em mamas muito jovens é muito baixa.

Essa contraindicação é devido ao fato de que, não se deve começar o rastreamento muito precocemente, primeiro, porque a insciência de câncer não é alta nessa faixa etária, como é aos 40 anos. Segundo, porque a sensibilidade da mamografia é mais baixa, nessas pacientes.

A exceção a essa regra acontece quando a paciente é jovem e possui histórico familiar, um parente de primeiro grau, mãe, irmã ou filha que tenha ou teve câncer de mama, ai sim, ás vezes, é necessário antecipar um pouco o rastreamento. 

 

Fazer regularmente o autoexame e praticar o autoconhecimento são duas formas de prevenção que podem auxiliar bastante na descoberta e tratamento precoce do câncer de mama. Previna-se, um toque pode mudar a sua vida!

logoWpp
CLIQUE E FAÇA SEU AGENDAMENTO
logoWpp
CLIQUE E FAÇA SEU AGENDAMENTO