Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Hospital MedCenter

Quais são os tipos de cirurgia de cálculo renal

Existem várias técnicas cirúrgicas para o tratamento de cálculo renal, dependendo do tamanho, localização e complexidade das pedras. Resumidamente, os principais tipos de cirurgia de cálculo renal são:

- Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LEOC): É um procedimento não invasivo que utiliza ondas de choque para quebrar as pedras em fragmentos menores, que podem ser eliminados pela urina. É indicado para cálculos menores e localizados em locais acessíveis.

- Cirurgia Endoscópica: São procedimentos minimamente invasivos que utilizam um endoscópio (tubo fino com câmera) inserido através das vias urinárias para alcançar o cálculo. Dependendo do tamanho e localização, o cálculo pode ser removido ou fragmentado a laser para facilitar sua eliminação.

--- Ureteroscopia: Utiliza um ureteroscópio para tratar cálculos no ureter (canal que liga o rim à bexiga).

--- Nefrolitotomia Percutânea: Utiliza um nefroscópio inserido através de pequenas incisões na pele para alcançar e remover cálculos maiores dentro do rim.

- Cirurgia Aberta: É reservada para casos mais complexos ou quando as técnicas menos invasivas não são viáveis. Envolve a abertura cirúrgica da região lombar para acessar e remover os cálculos diretamente do rim.

O tipo de cirurgia escolhido dependerá da avaliação do médico especialista, que levará em consideração o tamanho, localização e composição das pedras, bem como a condição geral do paciente. O objetivo é garantir a remoção segura e eficaz das pedras para aliviar os sintomas e prevenir complicações futuras.

Agende agora sua consulta com o Dr. Dirceu e cuide da sua saúde:
(34) 3839-5600
(34) 99820-9531
www.hospitalmedcenter.com.br

logoWpp
CLIQUE E FAÇA SEU AGENDAMENTO
logoWpp
CLIQUE E FAÇA SEU AGENDAMENTO