Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Hospital MedCenter

Outubro Rosa

Como surgiu o Outubro Rosa?

 

Outubro Rosa iniciou-se nos EUA como uma campanha de marketing e acabou sendo exportada para vários países, por ser uma causa muito relevante para todas as mulheres do mundo. O objetivo é o de chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção do câncer de mama, pois é uma doença que acomete um grande número de mulheres. 

Dados mostram que aproximadamente 60.000 mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no Brasil, por ano e a taxa de mortalidade pela doença gera em torno de 5.000 por ano. 

Por isso, criou-se essa data para conscientizar as pessoas sobre a importância do autoexame, da mamografia e da consulta periódica ao mastologista para fazer a prevenção. 

 

O que é o Câncer de Mama?

 

O câncer de mama é uma doença que é causada por uma série de fatores, não existe uma causa específica, nas pacientes em geral, exceto aquelas que possuem mutações genéticas e, nesse caso, elas têm um risco um pouco maior de contrair a doença.

 

Fatores de Risco. 

 

Como toda doença, o câncer de mama possui alguns fatores de risco, que são:

 

  • Mulheres que começa a menstruar muito cedo e termina um pouco mais tarde, tem um risco maior de ser diagnosticada com a doença;
  • Mulheres que nunca engravidaram, ou que engravidaram tardiamente, também têm um risco maior;
  • O uso de pílula anticoncepcional, também oferece um pouco maior de risco, porém, nada que chegue a ser perigoso e que se proíba o uso. 
  • A Terapia de Reposição Hormonal, é outro fator que aumenta, porém bem pouco, o risco. Geralmente, na maioria das mulheres, não é contraindicado o seu uso. 

 

Como prevenir?

 

A prevenção é a melhor aliada no combate ao câncer de mama e pode ser feita através de:

 

  • Uma alimentação saudável; 
  • A prática de atividades físicas regulares; 
  • O controle do peso corporal. 

 

Alguns fatores de risco para o câncer de mama não podem ser controlados por nós, como, por exemplo, o fator genético e o tempo de vida da menstruação, mas aqueles que dependem devem ser realizados como forma de prevenção. 

logoWpp
CLIQUE E FAÇA SEU AGENDAMENTO
logoWpp
CLIQUE E FAÇA SEU AGENDAMENTO