Incontinência Urinária

A incontinência urinaria consiste na incapacidade de controlar a micção urinaria em situações do cotidiano e pode ser dividida em:

  • Incontinência Urinária de Esforço - é caracterizada pela perde de urina quando é realizado alguns esforços como, por exemplo, tossir, sorrir, espirrar, entre outros. 
  • Incontinência Urinária de Urgência – é quando a pessoa sente vontade de fazer xixi, mas não consegue segurar até chegar ao banheiro e acaba fazendo nas calças. 
  • Incontinência Urinária Mista – é quando a pessoa tem os sintomas da incontinência de esforço e de urgência, ou seja, não consegue segurar o xixi quando está apertado e tem perda urinaria quando tosse, sorri ou espira. 

Quais são os fatores de risco?

Os fatores de risco, variam de acordo com o tipo de incontinência urinária. Veja a seguir quais são eles:

 

Incontinência de Esforço– neste caso os fatores de risco são:

  • Em mulheres - a incontinência de esforço, pode ser decorrente do parto normal;
  • Obesidade – neste caso, o excesso de gordura corporal acaba pensado na uretra e causando a incontinência; 
  • Histórico familiar - ter pessoas com incontinência urinária na família, também é um fator risco para desenvolver a doença;
  • Nos homens – a incontinência de esforço, pode ser decorrente da cirurgia de próstata. 

Incontinência de Urgência– neste caso, o principal fator de risco é o envelhecimento. Nesta fase da vida, os músculos perdem a força e as ligações entre a bexiga e a uretra ficam mais frouxas, causando assim, a incontinência. 

Acordar á noite para fazer xixi pode ser um indício de incontinência urinária? 

Na verdade, acordar á noite para ir ao banheiro pode ser sinal de várias coisas, menos de incontinência urinária. A vontade noturna de urinar pode ser sinal de:

  • Doença Prostática – neste caso a bexiga não está sendo esvaziada completamente, por isso, é necessário se levantar durante a noite para urinar.
  • Envelhecimento – com o envelhecimento, os músculos perdem a força e o organismo começa a ter dificuldades em puxar para dentro dos vasos os líquidos que estão fora dele, o que acaba causado a incontinência. Com isso, ao deitar-se fica mais fácil para o organismo enxugar e a pessoa precisa ficar levando a noite para fazer xixi.
  • Deficiência renal.

Quando a pessoa levanta só uma vez á noite para urinar, pode ser também um indicativo de que está bem hidratada e isso não é considerado um problema. 

O que não pode acontecer é chegar ao banheiro e ter dificuldades para fazer xixi ou sair correndo da cama para ir ao banheiro, estes sim, podem ser sinais de incontinência urinária. 

A incontinência urinária tem cura?

            Sim. A incontinência urinária tem cura e pode ser tratada através de fisioterapia, na qual, o paciente estará trabalhando a musculatura e reforçando os músculos que sustentam a uretra. Através de cirurgia - que possui um resultado muito bom, mesmo a longo prazo - e através de medicamentos. Esses medicamentos relaxam a bexiga e proporcionam maior controle sobre ela. 

            A incontinência urinária é a comodidade que mais atrapalha a qualidade de vida dos idosos, por isso, é importante realizar consultas periódicas com o urologista, para que o tratamento adequado, seja feito e com isso, melhorar a sua qualidade de vida.

logoWpp
CLIQUE E FAÇA SEU AGENDAMENTO
logoWpp
CLIQUE E FAÇA SEU AGENDAMENTO