Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Hospital MedCenter

Exame de Imagem de Mama

O que é o Exame de Imagem da Mama?

 

Exame de Imagem da Mama, ou Mamografia, é o principal exame solicitado para fazer o rastreamento, por imagem, do câncer de mama, mesmo que ele ainda não seja palpável. 

 

Como é feito?

 

Esse exame é realizado através do aparelho de Raio-X, com a mama parada e comprimida, isso faz com que a textura da mama diminua, o que facilita a detecção das lesões bem pequenas que ainda não são palpáveis. Ao contrário do que as mulheres podem pensar, não é um exame doloroso, apesar de sentir dor ser uma sensação muito individual, algumas pacientes dizem que é confortável e ouras já falam que não é nada confortável. 

 

Posso substituir a Mamografia pela Ultrassonografia?

 

Não. A ultrassonografia é um exame complementar á mamografia que geralmente é solicitado para fazer o diagnóstico do câncer de mama. Este exame é muito importante para dar algumas informações adicionais, mas ele não exclui a necessidade de a pessoa fazer a mamografia.

A ultrasonografia é muito útil em casos que a mamografia tem um baixo poder de detecção, por exemplo, em pacientes jovens, mulheres que estão amamentando e para complementar a avaliação em pacientes usuárias de próteses. 

 

Ressonância Magnética quando é solicitado?

 

Ressonância Magnética é um exame que recentemente foi incluído no roll de exames para detecção de lesões mamárias. É um exame muito sensível que consegue detectar lesões muito pequenas e além da imagem obtida, a ressonância consegue mostrar um pouco do metabolismo e do perfil biológico da lesão. 

Essas informações são muito importantes, mas ela também não substitui a mamografia. Para que a ressonância seja feita é necessário antes ter feito à mamografia e nesta, esteja solicitada a ultrassonografia para completar o diagnóstico.

Porém, em alguns casos a ressonância é solicitada antes da mamografia. As exceções a esta regra são:

 

  • Pacientes que tem alterações genéticas que podem aumentar o risco de câncer por radiação;
  • Pacientes com alto risco para câncer de mama, muito jovem e a sensibilidade à mamografia é menor.

 

Mas, fora essas exceções, a ressonância é um exame complementar a mamografia e não o substitui. 

logoWpp
CLIQUE E FAÇA SEU AGENDAMENTO
logoWpp
CLIQUE E FAÇA SEU AGENDAMENTO