Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Hospital MedCenter

Envelhecimento

A velhice se dá a partir dos 60 anos?

Verdade. A organização Mundial de Saúde, diz que a idade cronológica do idoso se inicia aos 60 anos nos países em desenvolvimento e de 65 anos, nos países desenvolvidos. Esta diferença ocorre por que a expectativa de vida nos países desenvolvidos é maior.

 

Quais os sinais de alerta?

Mito. Com o envelhecimento os músculos não desaparecem, a perda de massa muscular é normal, ocorre a partir dos 50 anos e fica mais visível a partir dos 60 anos.

Quando essa alteração fica mais proeminente chamamos de Sarcopenia, que já é uma patologia do envelhecimento. 

 

As necessidades alimentares mudam

 

Verdade. Durante o envelhecimento é muito importante aumentar o consumo de proteínas, principalmente de carne vermelha, leite e derivados, para diminuir a perda da massa muscular.

Com o envelhecimento o paladar do idoso se modifica, por isso, sempre vai dar preferência aos alimentos doces e aos carboidratos, mas é importante ter uma alimentação balanceada mesmo que o paladar tenha ficado diferente.

 

O cuidado com a medicação deve ser redobrado

 

Verdade. É necessário ter muito cuidado com os medicamentos principalmente os lipossolúveis, porque eles conseguem atravessar mais facilmente as membranas das células e ficam armazenados no tecido adiposo. 

Durante o envelhecimento ocorre um aumento de concentração de gordura e a diminuição da água corporal, por este motivo, os medicamentos que utilizam a gordura  vão estar circulando pelo organismo do indivíduo por mais tempo e dessa forma, aumentando os efeitos colaterais.

logoWpp
CLIQUE E FAÇA SEU AGENDAMENTO
logoWpp
CLIQUE E FAÇA SEU AGENDAMENTO