Segurança do Paciente

Com a criação do Programa Nacional de Segurança do Paciente pelo Ministério da Saúde, o Hospital Med Center iniciou em Março de 2015 a implementação dos 06 protocolos para o monitoramento e prevenção de danos na assistência à saúde, sendo eles:

Identificar corretamente o paciente;

Melhorar a comunicação entre profissionais de Saúde;

Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;

Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos;

Higienizar as mãos para evitar infecções;

Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

Até o presente momento já concluímos a Meta 01 (Identificar corretamente o paciente) e a Meta 06 (Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão).

Em janeiro de 2016 iremos instituir a Meta 02 (Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde) e já as demais Metas (03,04 e 05) serão finalizadas até Julho de 2016.

Objetivos e ações realizadas para cumprimento das metas:

Meta 1: Garantir a correta identificação do paciente, a fim de reduzir a ocorrência de incidentes no Hospital e Maternidade Med Center. Assim todos os pacientes e ou acompanhantes que forem atendidos no Hospital serão identificados, sendo que para pacientes internos a identificação é realizada por meio de pulseira de identificação, fixada no punho do paciente e para pacientes em atendimentos de pronto atendimento e ou exames serão identificados por meio de etiqueta de identificação sendo fixadas em região do tórax esquerdo. Já para os acompanhantes, os mesmos serão identificados com crachás (pacientes internos) e ou etiquetas adesivas de acompanhantes (paciente pronto atendimento e ou exames). Antes da realização de qualquer procedimento com o paciente, os profissionais do Hospital Med Center deverão realizar a conferência de sua identificação (nome completo, nome da mãe e idade), perguntando o paciente e conferindo na sua pulseira e ou etiqueta de identificação, reforçando com que o procedimento seja executado no paciente correto.

Meta 6: Reduzir a ocorrência de queda de pacientes nos pontos de assistência e o dano dela decorrente, e promover a prevenção da ocorrência de úlcera por pressão (UPP) e outras lesões de pele durante o período de tratamento dos pacientes no Hospital Med Center. Durante a admissão dos pacientes nas unidades de internação e assistência, o enfermeiro realizará uma avaliação e classificação do paciente quanto aos possíveis riscos que o paciente já apresenta e mediante estes riscos são tomadas medidas preventivas para que os mesmos não ocorram (Ex: Risco: Paciente com possibilidade de cair do leito. Medidas preventivas: Grade do leito sempre elevada, mobilização pela equipe de enfermagem...). Estes riscos são sinalizados nas pulseiras de identificação do paciente e também em display de cabeceira dos pacientes. Diariamente são realizadas novas avaliações e reclassificações.